Notícias
 
Ilhabela recebe palestra sobre Resíduos da Construção Civil
11/05/2012

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e o Instituto Ilhabela Sustentável (IIS) promovem na próxima quarta-feira (16/5) a palestra "Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil", na sede do Parque Estadual de Ilhabela (PEI), na Praça Cel. Julião de Moura Negrão, 115, na Vila. A palestra abordará a legislação vigente e será discutida a regulamentação da operação da disposição final dos resíduos de construção civil.

Também serão distribuídos cartazes educativos para serem afixados nas obras, com a finalidade de orientar profissionais para a correta separação dos resíduos da construção civil por classes. "As cidades só melhoram com o incentivo do Poder Público, mas adesão da sociedade é fundamental", comenta o secretário do Meio Ambiente de Ilhabela, Edvaldo Anízio da Silva.

A quantidade de resíduos sólidos é proporcional ao crescimento da população. São necessárias ações adequadas para conter essa geração de resíduos. Não só em Ilhabela, mas em muitos municípios, os resíduos sólidos são destinados em locais inadequados como lixões e aterros controlados.

Para o secretário, este cenário deve ser modificado o quanto antes e a sociedade deve estar preparada para enfrentar este desafio buscando tecnologia, conhecimento técnico e mão de obra.

Ilhabela gera por ano de 8 a 10 mil toneladas de resíduos sólidos domésticos, deste mais 2,5 mil toneladas de resíduos são provenientes da construção civil.

Tendo em vista esta realidade, o Instituto Ilhabela Sustentável considera de extrema importância que se concentrem esforços para promover uma educação ambiental e cidadã consistente, com o objetivo de contribuir para a redução do volume gerado, reduzir os gastos com transbordo, além de adequações e melhorias no tratamento e disposição dos resíduos.

A disposição ambientalmente correta dos resíduos sólidos urbanos é um grande desafio para o Brasil e de acordo com a Política Nacional de Saneamento Básico as prefeituras deverão apresentar seus Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos sólidos até agosto de 2012.


Fonte: Agora Vale
Link da notícia

 
HOME
EMPRESA
SOLUÇÕES
EQUIPAMENTOS
CLIENTES
PROJETOS
SUSTENTABILIDADE
GESTÃO DE RESÍDUOS
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
   
  Rua Ontário, 1432 - Jardim Canadá - Nova Lima - MG - Cep 34000-000 .: 31 3581-3827 .: destroy@destroy.com.br
ITALIC